Sim, é completamente possível tirar o RG (Registro Geral) gratuitamente em Salvador, porém não é possível saber se o serviço é gratuito em toda a região.
Assim sendo, é preferível que o solicitante compareça Secretaria de Segurança Pública de sua cidade, em alguns casos a emissão do Registro Geral é feita em Delegacias de Polícia Civil ou lugares específicos para a emissão do documento.
Vale lembrar que a primeira via do documento é gratuita.
O que é o RG?
O Registro Geral (RG), ou também conhecido como Carteira de Identidade, é um documento de identificação civil emitido pelos órgãos de segurança dos Estados da Federação.
É considerado um documento básico, que todo cidadão deve ter, nele constam informações como: nome da pessoa dona da Cédula de Identidade, nomes dos pais, número de registro que é único de cada documento, nacionalidade e órgão expedidor.
É importante saber que o Registro Geral não tem idade mínima para ser solicitado, ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso ao documento.
O que é preciso para solicitar o RG em Salvador?
Para fazer a solicitação do documento, é preciso levar a certidão de nascimento ao posto do SAC onde se realiza a emissão do documento. Mas antes é necessário fazer o sac agendamento rg.
Em caso de pessoas que são casadas, é necessário levar uma certidão de casamento ou de divórcio quando for o caso.
Para pessoas naturalizadas brasileiras, é necessária a apresentação de documento que comprove a legalidade da permanência no país.
É importante ressaltar que não é necessário levar foto 3×4, uma vez que essas são tiradas no local, também é importante saber que nos casos de casados e solteiros, é necessário levar uma cópia autenticada e o documento original quando for emitir o documento.
O que acontece se eu não tiver o RG?
Como dito anteriormente, a Cédula de Identidade, é um documento básico e que todo indivíduo deve possuir, dessa forma, o indivíduo que não tiver o documento estará sujeito a atrasar qualquer demanda por serviços, sejam eles da esfera pública ou privada.
Em casos onde a pessoa não emitiu a primeira via do documento, o cidadão não terá acesso a diversos benefícios oferecidos pelo Governo, assim como, acesso a instituições educacionais, de saúde entre outras.
O que acontece se o RG for perdido?
Quando ocorre a perda do documento ou roubo do mesmo, é necessário que o responsável se dirija as instituições competentes para a emissão da segunda via do documento.
Ressaltando que, dependo do município, a segunda via do documento pode ser cobrada.
Nesses casos, também é recomendável que dono do documento realize um Boletim de Ocorrência em virtude do roubo ou perda do documento.
É importante lembrar, que quanto mais rápido a emissão da segunda via do documento melhor, uma vez que por se tratar de um documento básico a todo indivíduo, a ausência do mesmo pode dificuldades processos futuros em nome do indivíduo, inclusive acesso a serviços básicos oferecidos pelo Governo Federal.
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